Política

Vereadora denuncia irregularidade na placa que indica quantidade de pessoas levadas nas charretes

Desde que um cavalo passou mal durante um passeio de vitória há cerca de dois anos, a discussão em relação aos serviço de charretes no município tem sido fomentada e dividido opiniões. Se por um lado, há quem seja absolutamente contra pelas condições em que o animal é sujeito, por outro há quem concorde que é um atrativo turístico que deva ser mantido. O município, por sua vez, reforçou a regulamentação do serviço em 2013 e faz o acompanhamento dos animais através da Coordenadoria do Bem-Estar Animal.

Entretanto, recentemente, uma denúncia levada à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), pela vereadora Gilda Beatriz, chamou a atenção novamente para o tema, desta vez em relação ao número de pessoas que cada vitória pode transportar.

“Já que esse serviço continua em nosso Município, que pelo menos respeitem as normas estabelecidas. Dentre tantas irregularidades comprovadas contra os animais, temos duas que se referem aos cavalos das vitórias. Pelo art. 48 do Decreto 1.016/2012, as vitórias só podem transportar quatro passageiros e um condutor. Só que a placa fixada na área de embarque de passageiros diz seis  mais o condutor. Aonde está a CPTrans? O que está faltando para que a informação dada seja a correta? Enquanto isso, quantas pessoas são transportadas nas vitórias? Outro problema é que existe um charreteiro que vem largando sua vitória todos os dias, quando se encerra seu expediente. Quem passar a noite na rua do Museu Imperial poderá ver. Isso também vai contra às normas. Mandei um ofício à CPTrans, solicitando providências urgentes”, pontua a vereadora, líder do grupo de trabalho formado por protetores dos animais.

Os charreteiros são os responsáveis diretos pela manutenção da saúde e manejo adequado dos animais, mas cabe à Coordenadoria do Bem-Estar Animal, ligada à prefeitura, a fiscalização.

3 Comentários

  1. Não acho que a fiscalização deste órgão da prefeitura esteja sendo feita. Vejo animais exaustos puxando esse peso imenso por horas e ainda sendo chicoteados. Fiz uma denúncia de maus tratos hoje 03/08 a cptrans c relação a uma charrrete do museu, com fotos de animais exaustos e visivelmente magros. Na minha opinião, essa “atração turística do século passado” tem q acabar!

  2. É um absurdo essas charretes, isso tem q acabar, os cavalos são muito explorados, covardia!!!.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).