Nesta quinta-feira (22) foi inaugurado o Clube da Prevenção, no Centro, que é um espaço de exposição permanente dos trabalhos de estudantes da rede municipal relacionados à prevenção de desastres naturais. São trabalhos que foram realizados ao longo do ano nas escolas, resultado da inclusão em 2014 da temática da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal.
O Clube da Prevenção é uma iniciativa que envolve a Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública e a Secretaria de Educação. A exposição é permanente, aberta à comunidade, e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Dr. Sá Earp, 39, Centro – sede da antiga Secretaria de Segurança Pública, em frente à concessionária Águas do Imperador.
Desde a inclusão da Defesa Civil no currículo escolar, a Prefeitura vem atuando em três frentes para que os conceitos de prevenção de desastres naturais sejam trabalhados em sala de aula: a capacitação de professores pela internet por meio da plataforma Pauta Online; a capacitação presencial dos professores de mais de 100 unidades, realizada mensalmente pela Defesa Civil; e o programa Escola Resiliente.
“Essa inauguração é muito significativa para todos nós, porque é um legado que deixamos para a rede municipal de educação. Esse momento vem sendo construído ao longo dos últimos anos, e a mudança de percepção que as nossas crianças e adolescentes têm dos riscos já é uma realidade”, disse a secretária de Educação, Maria Elisa Badia.
Um dos trabalhos expostos no Clube da Prevenção é de Isabele Aparecida Hammes Vasques, de 13 anos, estudantes do oitavo ano da Escola Paroquial Bom Jesus, no Dr. Thouzet. Em 2015, sua turma fez um mapeamento de risco da comunidade. Já neste ano, ela e os colegas de turma mapearam os pontos na escola que consideram como de risco de acidentes em uma situação de emergência, em que fosse necessária a desocupação da escola. “Gostei muito de participar. Porque essas atividades contribuem muito não só para os alunos, mas também para os moradores do bairro”, disse Isabele.