As riquezas culturais da Cidade Imperial serão tema do projeto “Patrimônio Histórico de Petrópolis”, que obteve parecer favorável do Ministério da Cultura para captar recursos através da Lei Rouanet. A iniciativa transformará a história dos bens tombados e arquitetônicos do município em um livro, que será distribuído gratuitamente, fomentando a cultura e tornando-a mais acessível para todos.
O projeto foi proposto pela 3com comunicação empresarial, com consultoria cultural exclusiva do especialista em montagem de projetos, Pery de Canti. O livro trará reproduções artísticas de diversos patrimônios da cidade, incluindo sua história em anedotas, traduzidas em três línguas: português, espanhol e inglês. A obra terá 3.000 exemplares e cerca de 120 páginas, que trarão textos e fotos contando a história de Petrópolis. Além disso, todos os arquivos serão disponibilizados no site do projeto, para livre acesso ou download.
“Além de ser um projeto importante do ponto de vista histórico e cultural, ele também irá democratizar o acesso de toda a população a essas informações, já que será acessível para todas as faixas sociais, sem distinção”, declarou o diretor da 3com, Bruno Machado, salientando que a obra será distribuída para a rede pública de ensino, bibliotecas, centros sociais, acervos públicos, sites, universidades, jornais, hotéis e a outros interessados.
“Acreditamos que o projeto irá contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade. Além disso, faremos uma obra dentro da Lei de Acessibilidade. Por isso, a publicação terá fotos em tamanhos de grande proporção, facilitando a leitura para portadores de baixa visão, além de ser disponibilizada gratuitamente para download através de ‘audiobook’, direcionado a deficientes visuais”, comentou Pery.