Agenda culturalCultura & Lazer

“Concertos ao Meio Dia” nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (13),  às 12h, o 11º Festival de Inverno de Petrópolis promove Concertos ao Meio Dia na Sala de Batalha no Museu Imperial. André Kacowicz e Ligia Moreno, ambos ao piano, apresentam Lizst nº 2 e Tchaikovsky nº 1. A entrada é gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha da solidariedade.

André Távora Kacowicz é pianista e diretor musical. Graduou-se em Piano pela Universidade de Brasília e obteve seu Mestrado em Práticas Interpretativas pela UFRJ, sob orientação de Myrian Dauelsberg. Além disso, integrou o corpo artístico do Teatro Municipal do Rio de Janeiro entre os anos de 2002 e 2007.

Kacowicz  foi premiado com duas bolsas de estudos para as Universidades de Wyomyng e Portland nos Estados Unidos, onde também estudou educação musical, canto, regência e co-repetição. Sua carreira inclui inúmeros trabalhos como pianista solista, professor de piano, canto e educação musical, camerista, tenor, maestro, preparador vocal.  É apontado pela crítica nacional como um dos maiores talentos da atualidade. Obteve o primeiro prêmio em importantes concursos de piano, como o concurso Liszt, no Rio de Janeiro, e o concurso internacional de Riva del Garda, na Itália.

O pianista tem realizado recitais e concertos em alguns dos mais importantes teatros, salas e Centro Culturais do país, como O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, o Palácio das Artes e o Teatro Nacional de Brasília. Possui também vasta experiência na preparação de óperas e musicais. Nelson Freire declarou que “André Távora Kacowicz é um dos mais experientes e talentosos pianistas do nosso tempo, no Brasil. Ele dispõe de rara sensibilidade musical e tem excelente habilidade em se comunicar fervorosamente com o público, com seu entusiasmo e carisma”.

Lígia Moreno é pianista premiada em vários concursos nacionais e internacionais. A jovem brasiliense iniciou seus estudos aos cinco anos e em 2004 concluiu o Bacharelado em piano pela Universidade de Brasília, na classe do professor Ney Salgado. Estreou como solista aos 10 anos, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Em 2006, Ligia, por intermédio de uma bolsa de estudos com a qual foi premiada no II Concurso Geração Musical FURNAS, começou a estudar com Myrian Dauelsberg, que até hoje acompanha seu desenvolvimento. Frequentemente apresenta-se como solista, tendo tocado com diversas orquestras nacionais regidas por maestros de renome, como Júlio Medaglia, Joel Barbosa, Lionello Camarota e Marcos Arakaki, entre outros.

PROGRAMA:

FRANZ LISZT (1811-1886)

Concerto para piano Nº2 em Lá maior
Adagio sostenuto assai
Allegro agitato assai
Allegro moderato
Allegro deciso
Marziale, um poco meno allegro
Allegro animato
Solista: André Kakowicz
Acompanhador: Flávio Augusto

PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY (1840-1893)

Concerto para piano Nº 1 em Si bemol menor, op. 23
Allegro non troppo e molto maestoso – Allegro com spirito
Andantino semplice – Prestissimo – Tempo I
Allegro con fuoco
Solista: Lígia Moreno
Acompanhador: Flávio Augusto

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).