Nesta quarta-feira (03), a Pé de Vento disputa a prova dos 10 mil metros da 30º do Troféu Brasil, às 17h, em São Paulo. O objetivo é melhorar os índices dos atletas para o Pan-Americano de Guadalajara, que acontece em outubro deste ano, no México. A equipe petropolitana disputará a prova com três atletas: Damião Ancelmo de Souza, Giovani dos Santos e Eliezer de Jesus.
Giovani e Damião já possuem índice para o Pan do México. Porém, hoje, o segundo ficaria na reserva, pois apenas dois atletas representarão o Brasil. Para que a dupla participe da competição, eles precisam superar o índice do principal corredor brasileiro, Marilson Gomes dos Santos, de 28’08’’, e que também estará no Troféu Brasil.
Apesar da difícil missão, os atletas da Pé de Vento não desanimam e acreditam em seu potencial para alcançar os tempos desejados. “Eu quero é ganhar. Sei que é difícil, mas eu quero é ganhar o Troféu Brasil e conseguir o índice para o Pan”, afirmou Damião, que possui o tempo de 28’45’’ na prova.
Giovani, atualmente, tem o tempo de 28’41’’ e também pretende baixar sua marca. “A expectativa é boa. Estou treinando bem, preparado e espero fazer o melhor para baixar meu tempo”, declarou o corredor, que no dia 28 deste mês irá para a Coréia do Sul, onde disputará o Mundial de Atletismo, também nos 10 mil metros.
O terceiro integrante da equipe, Eliezer, tem como objetivo inicial ficar entre os cinco primeiros e baixar o seu tempo. “Eu quero baixar meu tempo para 29’30’’ e conseguir ficar entre os melhores. Tenho treinado bem e se conseguir manter o desempenho dos treinos, vou atingir meu objetivo”, concluiu.