Agenda culturalCultura & Lazer

Taruíra comemora 10 anos na Cervejaria Bohemia

Foto: Mariana Rocha

A sexta-feira (14) será de muita festa na Cervejaria Bohemia. O motivo é a comemoração do aniversário do grupo Taruíra, que completa 10 anos de trajetória, a partir das 20h.

O evento encerra um ano de muitos festejos. O sexteto atraiu cerca de 400 pessoas todos os meses, quando realizou suas já tradicionais rodas de chorinho.

“Além de comemorarmos uma década de Taruíra, também estamos caminhando para o quarto ano das rodas de choro realizadas pelo grupo. Esse é um evento independente e que acabou levando um grande público à Praça da Mosela, contribuindo para democratizar a música instrumental”, recorda Guto Menezes, cavaquinista do Taruíra.

O prato principal desse menu musical é o chorinho, mas regado a muito samba e bossa nova. No cardápio, além de composições já consagradas, como “Bolero”, de Ravel, “Carioquinha” e “Caçuá”, o sexteto instrumental apresentará ainda músicas próprias, presentes no primeiro DVD do grupo, “Nas Nuvens”, além da inédita “Peralta”.

No ano em que se celebram os 100 anos de Luiz Gonzaga, o Taruíra homenageará também um dos maiores compositores da música brasileira. “Araponga”, um choro instrumental de sua autoria, e “É”, de Gonzaguinha, ganharão arranjos próprios do grupo.

Formado por Breno Morais (flauta e sax soprano), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro ‘Tartaruga’ Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria e percussão), o Taruíra começou em 2002 como um trio.

Após uma década de existência, a retrospectiva é positiva. “Começamos a ensaiar na cozinha da minha casa para estudar o choro, uma linguagem diferente e desafiadora para todos nós. Não pensei que pudesse chegar nesse patamar. Hoje temos um sexteto cercado por uma equipe técnica de primeira e muitas pessoas de diferentes idades que nos acompanham nos nossos sonhos. Olho pra trás e vejo muita estrada, lágrimas, sorrisos, despedidas, suor e, acima de qualquer coisa, a música, defendida sempre por todos que passaram pelo Taruíra”, avalia Breno Morais, saxofonista e fundador do grupo.

Além de retomar o Choro nas Praças, em 2012 o sexteto consolidou o trabalho iniciado no ano anterior, com o lançamento de seu DVD e o começo da gravação do segundo disco, composto apenas de canções autorais. Uma das músicas próprias do grupo, “A pasta do Carlinhos”, foi finalista no Festival das Rádios Mec e Nacional na categoria música instrumental, entre as mais de 500 inscritas em todo o estado. Em dezembro, já iniciando as comemorações de aniversário, foi inaugurado o Espaço Taruíra, em Secretário, um verdadeiro laboratório de música popular brasileira onde acontecerão encontros em que a brasilidade do grupo será aliada a novos elementos com a participação de convidados especiais de renome nacional.

Motivos para comemorar não faltam. Estão todos convidados.

Serviço

Taruíra 10 anos

Data: 14/12/2012 – sexta-feira

Horário: 20h

Local: Cervejaria Bohemia

Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro – Petrópolis/RJ

Ingressos: R$15. Antecipados, R$10, à venda na Cervejaria Bohemia ou com Guto Menezes (24-8124-8607) e Leandro Mattos (24-8816-0395). Valor promocional de meia entrada para todos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).