O presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes (PTB), vai receber um estudo de viabilidade que pode abrir caminho para a transferência do Circuito de Lazer da Avenida Barão do Rio Branco para a pista sentido Centro da mesma. A ideia é aproveitar o trecho entre o Quarteirão Brasileiro e a Casa de Educação Visconde de Mauá, estendendo o circuito a partir dali até a entrada das Duchas. A avaliação foi pedida pelo vereador após um acidente que deixou duas pessoas feridas na área de lazer, no último dia 26 de janeiro.
A proposta de mudança já foi apresentada à Prefeitura e prevê a utilização de toda a pista para o circuito, acabando com o compartilhamento da rua com os veículos. “O Circuito de Lazer é um espaço consolidado e não há qualquer possibilidade de o projeto ser extinto. Quero apenas buscar alternativas que garantam mais segurança a quem utiliza o espaço. Estamos cobrando uma maior fiscalização, mas sabemos que isso minimiza os riscos, mas não impede acidentes como o que aconteceu no dia 26. O melhor seria encontrarmos uma via que possa ser fechada para as atividades, onde as pessoas possam ter mais tranquilidade”, explicou o vereador.
Na última sexta-feira, Hingo Hammes, acompanhado do superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberg, esteve com técnicos da área e uma engenheira de tráfego na Barão do Rio Branco, a fim de verificar a possibilidade da operação da pista sentido Retiro em mão dupla durante o período de funcionamento do circuito. “Estamos estudando esta questão, checando a operação dos ônibus e reiterando a necessidade de fiscalização ao longo de toda a via. A princípio, a mudança é viável. Ainda vamos conversar com moradores do trecho que queremos fechar porque sabemos que eles precisam conseguir entrar e sair de casa. Nossa intenção é encontrar soluções. Se o estudo confirmar a viabilidade da mudança, vamos dar andamento à ideia, conversando com as pessoas e iniciando uma fase de testes”, antecipou.
O vereador lembrou da importância do Circuito de Lazer para os petropolitanos. “Este espaço se consolidou como uma das principais áreas para caminhada e corridas. Fica sempre movimentado aos domingos e feriados. Acredito que, com a mudança, pessoas que hoje não frequentam o circuito por conta da preocupação com a segurança passarão a também utilizar o espaço. É importante que todos lembrem que este foi um espaço criado para a população, desejado por ela. Juntos, vamos encontrar uma solução para a questão, garantindo a manutenção desta conquista e assegurando um ambiente mais seguro para as famílias”, finalizou.