No dia 25 de agosto de 1928, o então presidente Washington Luís inaugurou o trecho entre o Rio e Petrópolis da atual BR-040. Marco na história do desenvolvimento do Brasil, foi construída numa época em que a frota fluminense de automóveis e caminhões se resumia a menos de 20 mil veículos e representou um desafio para a engenharia da época, com os seus seis viadutos.
Em 1931, tornou-se a primeira estrada asfaltada do país e, na subida da Serra, foram instaladas as primeiras placas de concreto. No início da década de 1960, o governo federal construiu a Estrada do Contorno (atual pista de descida), que liga Itaipava a Xerém, em Duque de Caxias.
Em 15 de junho de 1980, foi inaugurada a BR-040, substituindo a Estrada União Indústria, construída no século XIX pelo imperador Dom Pedro II.
Segundo informações da prefeitura de Petrópolis, a estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861 por dom Pedro II. Construída com a mão de obra de colonos alemães, a rodovia foi pavimentada pelo método Macadame – o piso é composto por pequenas pedras, comprimidas de forma a se encaixarem umas nas outras.
Ela foi considerada um grande marco na engenharia brasileira e foi também a primeira “concessionada” no Brasil. Na época, a estrada teve grande importância para o escoamento da produção cafeeira da região, uma vez que integrou e uniu o estado do Rio com o estado de Minas Gerais.
Com a construção da Rodovia BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília, passando por Juiz de Fora, alguns trechos da estrada acabaram sendo absorvidos pela nova via.
Confira abaixo as fotos que foram doadas em 1938, pelo Dr. Sá Earp Filho (1884-1941), à biblioteca municipal de Petrópolis:
*Com informações da Concer e Agência Brasil
Lindas fotos da Estrada. Refere-se a amtiga subida da serra que termina no bairro Alto da Serra ou é a atual estrada?♥ Fiquei na dúvida. Agradeço pelo esclarecimento.
Olá,
É a BR-040, a estrada “nova”.
Hoje Petrópolis amarga lama e sujeira durante as chuvas somado a corrupção endêmica. Tudo isso fruto de políticos mal escolhidos pelo povo petropolitano. Temos vários exemplos como o Prefeito Bomtempo, Daniel Silveira, etc.
Segue o “mar de lama”…
Não teria sido o Barão de Mauá quem construiu a União Indústria?
Olá,
O Barão de Mauá inaugurou a primeira estrada de ferro brasileira, em 1854, ligando o Porto de Mauá à Raiz da Serra, que facilitou o acesso a Petrópolis, mas o trecho entre o Rio e Petrópolis só foi inaugurado alguns anos depois, em 1928, quando o presidente era o Washington Luis.
Gostaria de apresentar essas fotos em minhas aulas para o ensino fundamental. Seria possível baixar?!
Grata!!!
Eu tenho um folder muito legal da inauguração dessa estrada! Se quiserem para publicar a foto dele me mande email.
Que legal! Poderia enviar para aconteceempetropolis@gmail.com por favor?
Fiquei com dúvida.
Foi a primeira estrada asfaltada ou pavimentada?
Afinal, não era concreto em toda a extensão?