Nesta sexta-feira (31), às 20h, o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz apresenta o espetáculo “Uma África chamada Rio de Janeiro”, no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ). O show celebra a herança deixada por povos escravizados que chegaram ao Brasil vindos de todos os cantos de África com seus cantos, diversas línguas e culturas. O público também poderá visitar a elogiada exposição “Dos Brasis”, que exibe mais de 380 obras de artistas negros do país.
No show, Marquinhos, que fundou o Trem do Samba e a Feira das Yabás, no Rio de Janeiro, vai apresentar canções do álbum homônimo do projeto. O espetáculo é dirigido pelo premiado carnavalesco Leandro Vieira, e faz uma viagem poético-musical pela diáspora africana, desde a chegada ao porto do Cais do Valongo até a região de Madureira, na Zona Norte do Rio.
Para essa viagem, o diretor musical Marlon Sette coloca no palco 11 músicos, optando pelo tradicional na questão da harmonia e dos arranjos, mas explorando, nas melodias rebuscadas do canto de Marquinhos, toda a beleza dos sons dos regionais das vielas das favelas e dos fundos dos quintais suburbanos da Cidade Maravilhosa. O espetáculo conta ainda com a participação de Kiko Horta, Jongo da Serrinha e Nina Rosa. A cenografia transporta mentes e corações para uma paisagem sonora pouco vista.
Serviço
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha – Petrópolis
Música – “Uma África chamada Rio de Janeiro”
Data: 31/05, às 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e grátis (credencial plena Sesc e público PCG)
Classificação:14 anos
Exposição – “Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro”
Data: Até 27 de outubro de 2024
Horários: Terças a domingos e feriados, das 10h às 17h
Entrada gratuita.